ABATERJ - voltada para a valorização pessoal

Notícias

Associado Nelson Joaquim lança livro de Direito Educacional

O associado Nelson Joaquim lança, quarta-feira (27), a segunda edição da sua obra “ Direito Educacional Brasileiro – História, Teoria e Prática ”. A cerimônia ocorrerá, das 18h às 20h, com sessão de autógrafos, no Museu da Justiça, localizado na Rua Dom Manuel 29, 3º andar, Centro do Rio. A criação é considerada a mais completa obra sobre as relações entre o direito e a educação , bem como do Direito Educacional.

A Obra

A obra apresenta as relações entre o direito e a educação, iniciando pelas fontes históricas e teóricas da educação brasileira. Retratando a origem, conceito, autonomia e objetivo do Direito Educacional. O professor apresenta contratos e responsabilidade civil na educação; instrumentos preventivos , judiciais de proteção e garantias à educação, além de políticas públicas com atenção especial à igualdade, discriminação e ação afirmativa na educação e gestão educacional.

Serviço:

Relançamento  – “ Direito Educacional Brasileiro – História, Teoria e Prática ”. 2ª Edição atualizada, ampliada e revisada, pela Freitas Bastos Editora.

Data: 27/01/2016

Hora: 18h às 20h.

Local: Museu da Justiça do Estado do Rio de janeiro.

Rua Dom Manuel, 29 – 3º andar – Centro – Rio de Janeiro – RJ

Tiragem limitada – Faça a sua reserva por telefone(21 99625-9242) ou clique aqui!

 

Sobre o Autor

Concluiu sua graduação na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestre em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF); Pós-Graduação com Especialização em Direito Civil, Romano e Comparado (UFRJ); Curso de Pós-graduação com Especialização em Educação (SENAC-Rio); Curso de Pós-Graduação Atualização Jurídica na Administração Pública; Curso de Extensão em Aperfeiçoamento sobre Perspectiva do Direito Argentino pela Universidade de Buenos Aires (UBA); Além de advogado e membro da Comissão de Direito à Educação da OAB/RJ, é professor Universitário de Direito Civil e Introdução ao Estudo do Direito dos Cursos de graduação em Direito e professor de Direito Educacional nos cursos de Pós-Graduação de Gestão Educacional, Docência do Ensino Superior e Cursos para Gestores e Profissionais da Educação da rede pública e privada.  Professor-autor (conteudista) e professor-tutor da disciplina Direito Educacional, com material impresso para os Cursos de Pós-Graduação à distância de Gestão Educacional na UNISUAM, Faculdade São José e Faculdade São Judas Tadeu; Faz parte do corpo de consultores do Instituto de Pesquisas e Administração da Educação (IPAE), com produção científica; Membro do Conselho Científico da Associação Brasileira de Direito Educacional (ABRADE). Ex-professor de Introdução ao Direito Educacional do Curso de Pós-Graduação a distância de Direito Educacional da PUC- Minas, que adotou esta obra no seu curso. Ex-professor e Coordenador de Iniciação e Pesquisa Jurídica da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Foi Coordenador de Estágio da Comissão A OAB/RJ Vai à Escola e assessor jurídico-chefe da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania – RJ (2000). A Câmara Municipal de São João de Meriti, em 3 de junho de 2004, concedeu “Moção de Congratulações e Aplausos” pelos relevantes serviços prestados ao município, como professor da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Em 25 de setembro de 2008, o Instituto de Pesquisa Avançadas em Educação (IPAE) conferiu o Prêmio “Destaque em Direito Educacional” pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento da educação no Brasil. O autor tem publicado vários artigos na área jurídica e educacional em sites, revistas especializadas, livros; realizado palestras presenciais, videoconferência (PUC-Minas). A mais recente publicação com o título: Direito à Educação à luz do Direito Educacional (p. 576/597) ocorreu na obra “Direitos Fundamentais e Dignidade da Pessoa Humana” dos professores Cleyson de Moraes Mello e Thiago Moreira – Freitas Bastos Editora, 2015.

Advogado, professor da disciplina de Direito Educacional do Curso de Pós-graduação de Gestão Educacional (Faculdade São Judas Tadeu) e do Curso de Capacitação em Direito Educacional (Sateducacional).

Professor de Direito Educacional nos cursos para gestores, coordenadores e profissionais do direito e da educação.