ABATERJ - voltada para a valorização pessoal

Notícias

Abrigo Cristo Redentor recebe doação da ABATERJ

No dia 16 de janeiro de 2017, a ABATERJ visitou o Abrigo Cristo Redentor, localizado na Avenida dos Democráticos, 1090, em Bonsucesso. O abrigo atende exclusivamente a idosos e hoje abriga cerca de 300 pessoas em sua unidade.

A maior Instituição de Longa Permanência para Idosos do Brasil, o Centro de Promoção Social Abrigo Cristo Redentor (CPSACR) é uma instituição federal em co-gestão com o governo do Estado, prestando serviço de acolhimento. O público alvo são os idosos que se encontram em situação de violência, maus tratos e/ou negligência, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos.

O CPSACR teve seu repasse para a manutenção do equipamento reduzido drasticamente, levando a atual gestão a optar pela demissão em massa dos funcionários. A partir do dia 11 de janeiro de 2017, dos 178 funcionários, cerca de 100 foram desligados do Abrigo. Este número expressivo de demissões ganha tons muito mais alarmantes ao se constatar que se trata de aproximadamente dois terços da folha de contratação.

Além do pesar dos profissionais, a preocupação maior paira sobre os cuidados aos idosos acolhidos, que certamente serão negligenciados pela falta de recursos humanos. Além disso, até o fim de janeiro os equipamentos do “Centro Dia” e “Centro de Convivência” fecharão as suas portas.

O “Centro Dia” é que dá suporte às famílias que sustentam seus vínculos com os idosos. É ali que os assistidos recebem o auxílio diário em seus cuidados primordiais. Com seu fechamento, mais de vinte famílias, que não possuem recursos para financiar tais cuidados, perderão este inestimável recurso para a garantia da qualidade de vida dos seus idosos.

O “Centro de Convivência”, fundamental em relação ao desenvolvimento cognitivo do idoso abrigado, foi uma conquista importantíssima, que agora, em claro sinal de descaso, será interrompido. Somado a isso, a empresa responsável pela alimentação dos idosos rompeu o contrato por falta de pagamento no mês de novembro e, desde então, não fossem as doações de pessoas físicas, bem como do serviço de voluntários que trabalham na cozinha ou de funcionários que são desviados de sua função, os idosos, que muitas vezes precisam de nutrição especial, estariam totalmente desprovidos, faltando recursos, inclusive para sua alimentação básica.

Os funcionários (que foram demitidos ou não) não receberam, até o presente momento, o salário e o vale transporte do mês de dezembro. Além disso, por problemas burocráticos (saída da empresa Crisec e entrada da OPJ), não foram pagos o período trabalhado entre os meses de Agosto e Setembro.

Para contribuir com a instituição, basta entrar em contato pelo telefone: (21) 2333-5104, ou comparecer no Abrigo Cristo Redentor.

 

ABRIGO CRISTO REDENTOR